Secretária Executiva: um novo perfil profissional

Com as mudanças ocorridas no setor empresarial, uma das profissões que foi completamente remodelada é a de secretária. De figura mais velha, que servia cafés e atendia aos telefonemas, essa profissional passou a exercer um perfil empreendedor e a ter um papel fundamental no mercado de trabalho.

Secretária Executiva: um novo perfil profissional

Além disso, essa ainda é uma das profissões mais buscadas por jovens que almejam por uma porta de entrada no setor empresarial. E isso acontece porque a carreira de secretária permite o conhecimento de todas as funções administrativas da empresa e é uma ótima “vitrine” para cargos mais elevados.

Se você está buscando uma nova colocação no mercado ou o seu primeiro emprego, que tal investir na função de secretária?

O que faz e quais as funções de uma secretária?

A secretária tem diversas responsabilidades e funções, sendo responsável por assessorar os cargos mais altos como diretores, presidentes e conselheiros, além de coordenar várias atividades.

Entre suas funções estão: marcar e controlar compromissos, reuniões e viagens; responder e realizar chamadas telefônicas; digitar cartas e elaborar relatórios, apresentações e outros documentos; realizar serviços administrativos como controle de pagamentos e administração de funcionários; assistir a reuniões e fazer a minuta ou ata; solicitar a compra de materiais de escritório e, eventualmente, realizar outras funções em caso de férias de funcionários.

O que é preciso para ser uma boa secretária?

Para se destacar no setor de secretariado é preciso ter boa comunicação organizacional e saber ouvir. Ser detalhista, saber tomar decisões, ser responsável e ética, demonstrar proatividade, ser capaz de resolver várias questões ao mesmo tempo, ser organizada e metódica, saber gerenciar conflitos e egos, conseguir propor soluções para problemas administrativos e ser criativa também são características que ajudam a se destacar.

Porém, é importante demonstrar conhecimentos técnicos específicos, como saber falar, pelo menos, mais uma língua, ter familiaridade com diversas tecnologias, apresentar uma boa redação, ter domínio da língua portuguesa, compreender sobre a gestão documental e também ter noções de organização de eventos e cerimonial.

Como é o mercado de trabalho?

O setor para as secretárias é muito promissor, pois sempre existem vagas e há chances de subir na carreira. Uma área que está expandindo os postos de trabalho é o secretariado executivo de multinacionais, para isso é fundamental ter formação bilíngue ou trilíngue, para auxiliar nas transações comerciais.

Além disso, as empresas privadas menores, os órgãos públicos e também o terceiro setor, como as ONGS, sempre estão em busca de boas secretárias. Também existe a opção de se trabalhar como autônomo, prestando assessoria ou consultoria para empresas, executivos e organizações por um período pré-determinado.

Para todas essas atuações, contudo, é preciso se preparar, pois o mercado é extremamente exigente e busca por profissionais altamente especializados e capacitados, com conhecimentos em diversos campos, como organização de eventos, montagem de planilhas de custo, redação e até mesmo, dependendo do porte da empresa, tradução de documentos e tradução simultânea de reuniões.

As vagas estão distribuídas por todo o país, porém as regiões metropolitanas concentram um número maior de oportunidades, com destaque para São Paulo e Brasília, que tem absorvido um bom número de profissionais.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Secretária.

Como me tornar secretária?

O primeiro passo é buscar uma qualificação reconhecida, com certificação, não apenas para entrar no mercado, mas também para conseguir ser registrada como secretária e poder conseguir receber o piso para a categoria.

Hoje, existem vários cursos para secretária, inclusive cursos à distância, que permitem que você se capacite sem sair de casa. Neles, você irá aprender sobre a postura profissional adequada, os requisitos profissionais para atuar como secretária, como realizar o planejamento e a organização das tarefas administrativas, as formas de se comunicar corretamente no meio empresarial, como prestar um atendimento de excelência, o código de ética das secretárias, noções de eventos e cerimoniais, entre outros aspectos importantes no dia a dia da profissão.

Quanto ganha uma secretária?

O salário irá depender muito das funções que irá exercer, da empresa em que irá trabalhar e também se você será registrada como secretária ou como auxiliar de escritório, por exemplo.

O piso nacional para secretárias em início de carreira é de R$1140,00. Mas, esse valor poderá se alterar, conforme você for ganhando experiência e secretariando postos mais avançados dentro da empresa. Uma secretária da presidência, por exemplo, pode ter um salário de até R$8 mil.

Vale a pena investir na carreira?

Se você gosta do setor administrativo e tem bastante garra e força de vontade para se manter estudando e se atualizando com frequência, a profissão de secretária é uma ótima porta de entrada para este meio, que irá lhe permitir conhecer o funcionamento de uma empresa e se destacar, alcançando novos postos.

Os salários de entrada podem ser relativamente baixos, mas quem atua na área garante que, com dedicação, é possível rapidamente subir na carreira e conseguir salários melhores, além de posição de destaque, já que hoje as secretárias são fundamentais no funcionamento de qualquer empresa.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!