Crescimento no setor de turismo exige recepcionistas qualificados

O setor de turismo no Brasil está em ascensão, principalmente devido aos eventos esportivos que têm colocado o país em evidência internacionalmente. Além disso, mais brasileiros estão descobrindo o prazer e as belezas do seu próprio país.

Crescimento no setor de turismo exige recepcionistas qualificados

Com o aumento do número de turistas, também tem se verificado uma expansão nos produtos turísticos, como hotéis, pousadas e resorts, e uma forte tendência a constante profissionalização dos trabalhadores.

Um dos setores que têm contratado muita mão-de-obra é a hotelaria. O destaque fica por conta dos recepcionistas, com novos postos de trabalho sendo abertos frequentemente. Porém, para conseguir as melhores vagas é preciso estar preparado, ter qualificação comprovada e, muitas vezes, falar outras línguas.

O que faz um recepcionista de hotel e quais as suas principais funções?

Como o próprio nome sugere, o recepcionista é o profissional responsável por receber os hóspedes de um hotel. É de sua responsabilidade atender o cliente, orientando-o sobre as normas do hotel, realizando o check-in, informando sobre o horário do check-out e assessorando o hóspede sobre outras necessidades (câmbio de moeda, táxis, informações turísticas, horário do café da manhã, limpeza dos quartos, entre outras questões importantes).

O recepcionista é o “cartão de visitas” do hotel, o primeiro contato do hóspede com o estabelecimento e, por isso mesmo, deve zelar pela cordialidade e pela educação, atendendo a todas as necessidades dos hóspedes e ajudando-os a ter uma boa estadia.

Muitas vezes, o recepcionista também deve estar apto a lidar com situações complicadas como reservas realizadas de forma errada, overbooking, problemas enfrentados pelos hóspedes com o quarto e com o frigobar, entre outras questões que podem surgir no dia a dia de um hotel.

Em alguns hotéis, os recepcionistas podem ser responsáveis pelo setor de telefonia, realizando e transferindo ligações internas e externas e realizando o serviço de “despertador” para hóspedes, ou ainda lembrando sobre horários importantes.

Quais as características pessoais de um bom recepcionista?

Como você pode notar, as responsabilidades de um recepcionista de hotel são muito grandes. Por isso é fundamental que esse profissional disponha de técnicas adequadas e esteja muito bem preparado para poder desempenhar todas as funções.

Além de domínio técnico, outras características são essenciais para quem quer se destacar no mercado, como: responsabilidade, capacidade de realizar múltiplas funções, ética, cordialidade, simpatia, pró atividade, competência para resolução de problemas, disciplina, organização, boa educação, postura profissional, gentileza, boa comunicação, iniciativa, disposição, criatividade, prazer em servir, conhecimento sobre todas as normas e horários do hotel, conhecimento sobre a cidade (pontos turísticos, melhores rotas, táxis e alimentação), entre outras.

Em muitos estabelecimentos é exigido que o recepcionista consiga atender em outras línguas, inclusive resolvendo problemas e ajudando o hóspede estrangeiro com as possíveis dúvidas sobre o lugar e a língua.

Como é o mercado de trabalho para recepcionistas?

O mercado de turismo está em alta, principalmente pelos eventos esportivos que têm dado destaque internacional ao Brasil. Além disso, com a alta do dólar, cada vez mais brasileiros têm descoberto as maravilhas naturais do país, fazendo viagens internas.

Com o aquecimento do setor, naturalmente, mais pousadas, hotéis e resorts têm sido abertos, o que contribui para o aumento das vagas de recepcionista. Destinos tradicionais também têm procurado aumentar o seu quadro de funcionários, para poder atender à crescente demanda.

Outro fator que tem influenciado positivamente a área é o aumento crescente das redes hoteleiras, que tem apostado fortemente no turismo brasileiro, expandindo a sua atuação para diversas cidades. Essas redes, em geral, contam com um atendimento padronizado e estão sempre recrutando novos profissionais que estejam dispostos a aprender e a se dedicar ao estabelecimento.

Porém, apesar do aumento dos postos de trabalho, o setor é exigente e necessita de profissionais especializados, com experiência e capacidade de resolverem conflitos e manter o funcionamento do hotel. Por isso, para conseguir as melhores vagas é fundamental estar preparado, com cursos de qualificação na área e também em áreas relacionadas como hotelaria, línguas e prestação de serviços.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Online de Recepcionista de Hotel.

Como funcionam os cursos de recepcionista de hotel?

O aumento da demanda por profissionais qualificados tem feito com que novos cursos de recepcionistas sejam abertos. Porém, é importante que você escolha por aqueles que sejam oferecidos por instituições sérias e reconhecidas pelo mercado de trabalho, com certificação ao término.

Na maioria dos cursos, você irá aprender sobre noções de hotelaria, funcionamento básico de um hotel, as funções e a importância da recepção hoteleira, as técnicas de atendimento ao cliente, as habilidades e competências profissionais específicas (como boa comunicação, boa memória, relacionamento interpessoal e gestão de conflitos), ética profissional, entre outros.

Quanto ganha um recepcionista?

Os salários para recepcionista de hotel podem variar de acordo com o porte da empresa em que irá trabalhar, sua jornada e turno, os valores adicionais (como benefícios médicos e vale refeição), a sua experiência no cargo e a sua qualificação (com cursos profissionalizantes e domínio de outras línguas, por exemplo).

O valor inicial para recepcionistas sem experiência é de R$ 1200,00 em média. Mas os salários podem aumentar conforme a experiência e a qualificação.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!