Operador de telemarketing é uma excelente opção de emprego!

Muitos jovens em busca do primeiro emprego veem como uma boa opção o setor de telemarketing. O crescimento surpreendente dessa área nos últimos anos, tem garantido uma oferta de vagas muito boa, o que transforma o operador de telemarketing em uma opção viável e interessante para muitas pessoas.

Operador de telemarketing

Apesar da fama não muito boa, o mercado de telemarketing tem passado por uma revolução – principalmente em questões legais- obrigando as empresas a atender de forma mais eficiente (o que tem aumentado a oferta de vagas) e melhorando as condições de trabalho.

O que é telemarketing?

O telemarketing é uma parte muito importante da comunicação das empresas, fazendo a ponte entre os clientes e as organizações. Ele é amplamente utilizado e, por isso mesmo, as vagas nesse ramo tem crescido muito.

Neste serviço estão concentrados diversos setores, como o call center, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), entre outros. São nesses setores que o operador de telemarketing irá trabalhar, além de empresas terceirizadas que prestam esse tipo de serviço a diversos estabelecimentos.

Mas, afinal, o que faz o operador de telemarketing?

Ele é o profissional encarregado de entrar em contato telefônico com o cliente de determinada empresa. É este profissionalquem irá vender os produtos e serviços de uma determinada marca, resolver problemas ou esclarecer dúvidas. Também registrará informações e orientará os clientes sobre a melhor forma de resolver as solicitações.

Os operadores de telemarketing podem atuar em duas frentes:

  • Telemarketing ativo: efetuando ligações e abordando os clientes para divulgar produtos e serviços.
  • Telemarketing receptivo: sendo responsáveis por receber as ligações dos clientes que estão em busca de informações, esclarecimentos, resolução de problemas ou compras.

Em ambos os casos, o operador é a voz da empresa e a representação dela para com os seus clientes, por isso, é imprescindível que esse profissional tenha as características desejáveis para a vaga e também a formação adequada.

Qual o perfil profissional do operador de telemarketing?

Ao contrário do que muita gente imagina, para ser um operador de telemarketing não basta apenas saber atender com clareza ao telefone. É preciso conhecer a fundo a empresa para qual se está trabalhando, bem como os produtos e serviços ofertados. Além disso, outras qualidades são muito visadas pelo mercado, como: paciência, cordialidade, resistência a pressão, simpatia, boa dicção, proatividade, dinamismo, criatividade, habilidade em lidar com pessoas de diferentes níveis sociais, econômicos e culturais, agilidade, espírito de equipe, habilidade para ouvir e bons conhecimentos em informática.

Para se tornar um operador de telemarketing, a legislação exige apenas a conclusão do ensino médio, mas muitas empresas cobram certificação obtida através de cursos específicos.

Onde o atendente de telemarketing pode trabalhar?

Como dissemos, o mercado está em franca expansão e possui muitas vagas abertas uma vez que a maior parte das empresas se utilizam dos serviços de telemarketing. Além da contratação direta feita pelo RH das empresas para os seus setores de SAC e Call Center, você ainda poderá trabalhar em empresas de telemarketing, que geralmente são terceirizadas e prestam serviços para diversas companhias.

Vale a pena lembrar que com as mudanças realizadas na legislação em relação ao atendimento aos clientes, muitas empresas estão em busca de novos e capacitados profissionais, capazes de atender os clientes da melhor forma possível e resolver os problemas com agilidade e precisão. Por isso, para se destacar nessa área, invista em qualificação e atualização.

Quanto ganha um operador de telemarketing?

Os salários variam muito, de acordo com a jornada de trabalho, experiência e função dentro do telemarketing. Os setores iniciais costumam pagar um salário mínimo, porém é possível construir carreira na área e, dependendo da cidade e da experiência, o salário mensal pode chegar a até R$ 5.000, mais benefícios (para casos de gerência).

Além disso, muitas empresas trabalham com o bônus salarial para os atendentes de telemarketing que fazem um bom trabalho, como ser pontual, ter comprometimento e atingir as metas propostas.

Além do operador, quais são as outras funções em uma empresa de telemarketing?

Como dissemos, é muito comum operadores construírem carreira na área de telemarketing e ampliar os seus ganhos. Isso acontece porque existem diversas hierarquias nas empresas de call center, que, geralmente contam com:

  • Coordenadores: gerenciam o trabalho de um grupo de operadores e os ajuda em casos de dificuldade.
  • Supervisores: responsáveis por todos os operadores e coordenadores de uma empresa. Além de supervisionarem o trabalho, ainda fazem o relacionamento com as outras áreas da empresa e clientes.
  • Gerentes: coordenam todos os operadores e também as contas para as quais trabalham.

Aprenda mais sobre esta profissão. Clique Aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Operador de Telemarketing!

Vale a pena investir na profissão?

Apesar do salário inicial não ser muito alto, existem muitas vagas em aberto e o mercado está sempre aquecido. Além disso, é possível construir carreira no telemarketing e conseguir ganhos maiores. Por tudo isso, muitas pessoas têm investido no setor. Se você está pensando em uma recolocação no mercado ou em conseguir o seu primeiro emprego esta é uma boa área, já que não faltam vagas e você poderá crescer dentro das empresas.

Se você ficou interessado, que tal começar um curso e se qualificar para o mercado? Com o curso profissionalizante de operador de telemarketing você estará pronto para trabalhar em qualquer empresa e se destacar no setor. Comece agora mesmo a se qualificar e conquiste a sua vaga!

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!