Profissões com vagas sempre abertas: manicure e pedicure

Se você é mulher já sabe a importância de contar com uma boa manicure e pedicure. Essa profissional tem se tornado cada vez mais indispensável no dia a dia de muitas mulheres que não abrem mão de estar com as unhas sempre impecáveis e bem apresentáveis. Porém, atualmente, não são só as mulheres que têm cadeira cativa nas manicures, os homens também estão começando a tratar com um carinho especial das suas unhas.

Profissões com vagas sempre abertas_ manicure e pedicure

Além de um público mais variado, as manicures também têm ganhado espaço nos salões de beleza devido ao aumento de técnicas e o destaque que as unhas bem feitas tem tido na moda. Unhas de gel, unhas decoradas, alongamento de unhas, unhas postiças e diversas outras técnicas têm sido cada vez mais requisitadas nos salões de beleza e aumentado a renda das profissionais.

Por tudo isso, o mercado para as manicures e pedicures está em alta e encontrar por boas profissionais tem sido tarefa difícil para as donas de salões de beleza.

O que faz uma manicure e como é o seu dia a dia?

A manicure é a profissional responsável por cuidar das unhas das clientes. Os cuidados envolvem: corte das unhas das mãos e dos pés, polimento, retirada de cutículas, esmaltação e outros cuidados específicos como hidratação, cuidado com as unhas doentes, desencravar unhas, uso de técnicas de alongamento e unhas postiças, decoração de unhas, entre outras.

Qual o perfil profissional de uma manicure de destaque?

Para se destacar na profissão e conquistar uma clientela fixa é preciso ser qualificada e estar por dentro das mais recentes técnicas. Além disso, é indispensável apresentar preocupação com a higiene e assepsia de todo o seu material de trabalho, bom senso estético, habilidade manual, capacidade de concentração, conhecimento sobre a anatomia das unhas e possíveis patologias e as formas adequadas de uso dos materiais.

Outras características pessoais também ajudam a se destacar no mercado, como boa capacidade de comunicação, ser gentil e atenciosa, saber ouvir os pedidos das clientes, estar sempre atualizada, ser discreta, não fazer fofoca, ser pontual, trabalhar com capricho e agilidade, ser detalhista, gostar do serviço e da área estética e ser prestativa.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado para manicures está sempre em alta. Basta dar uma pesquisada nos salões de beleza e irá notar que, raras as exceções, todos contam com pelo menos uma profissional.

Isso tem acontecido, principalmente, devido à importância da manicure. Com a rotina cada vez mais atribulada, poucas são as pessoas que dispõem de tempo para cuidar das suas próprias unhas. Além disso, o crescimento e a expansão das técnicas de alongamento e decoração das unhas, tem feito com o que setor seja extremamente procurado.

Você poderá trabalhar como manicure em um salão de beleza ou em empresas especializadas em apenas prestar serviços de manicure e pedicure, como as esmaltarias – que viraram tendência- e os ‘spas de unhas’. Dependendo do caso, é combinado antes com a proprietária do local se serão cobradas comissões sobre cada cliente ou se, no final do mês, a manicure irá pagar uma comissão total sobre o seu faturamento.

Outra possibilidade de atuação é como autônoma, atendendo as clientes na sua casa ou indo até elas para prestar o serviço. Para isso é importante já contar com uma clientela fixa.

Você também poderá se tornar autônoma e empreender criando o seu próprio negócio como esmaltaria ou spa de unhas, dispondo de outras manicures para lhe ajudar e também de serviços de podologia, por exemplo.

Como você pode notar as possibilidade de atuação no ramo são variadas e isso tem feito com que cada vez mais profissionais optem por atuar como manicures e pedicures.

O que é preciso para ser uma manicure?

A legislação brasileira não obriga a realização de nenhum curso específico para atuar na área, porém, é importante que a profissional disponha de conhecimentos básicos e também esteja atenta as novas exigências do mercado.

Por isso, sempre são indicados cursos profissionalizantes, tanto para quem quer iniciar na profissão, como para quem quer aprender novas técnicas e fidelizar ainda mais a clientela.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Manicure e Pedicure.

Como funciona o curso de manicure?

Hoje existem muitas opções de cursos de manicure, inclusive, cursos online, que lhe permitem se especializar e aprender sem sair de casa. O importante é sempre buscar por instituições sérias, com certificado e que disponham de professores capacitados e atuantes no mercado.

Na maior parte dos cursos, você irá aprender sobre a anatomia, a fisiologia e a histologia das unhas, as doenças que podem ser diagnosticadas pelas unhas e também as doenças relacionadas a essa parte do corpo, os utensílios, instrumentos e materiais específicos da profissão, a forma correta de realizar a esterilização e a desinfecção das ferramentas, as técnicas para decorar as unhas, as formas de manter as unhas dos pés sempre saudáveis, entre outros.

Além disso, muitos cursos disponibilizam módulos profissionalizantes com noções de marketing pessoal, técnicas de venda e de atendimento aos clientes, noções de administração e de empreendedorismo – muito úteis para quem pensa em atuar como autônoma ou empreender com seu negócio próprio.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!