Maître: quem é esse profissional?

Apesar do nome sofisticado, o maître é um profissional muito conhecido por todos nós e essencial para qualquer restaurante, já que ele é responsável por supervisionar o trabalho dos garçons, auxiliando a fluir melhor o atendimento em qualquer estabelecimento alimentício.

Maître: quem é esse profissional

O maître é uma figura muito antiga, sendo que a profissão se originou na França, no século XIII. De lá para cá, claro, muita coisa mudou e o mercado de trabalho está cada vez mais profissional e exigindo por maîtres com múltiplos conhecimentos, capazes de promover mais eficiência e produtividade no atendimento ao cliente.

Com a crescente profissionalização do setor de alimentos e bebidas no país, o maître está ganhando espaço e se tornando fundamental no dia a dia de muitos negócios. Quer conhecer mais sobre a profissão? Então descubra quem é o maître, esse profissional indispensável e extremamente requisitado atualmente.

O que faz um maître?

O maître é o profissional responsável por supervisionar o trabalho realizado pelos garçons. Ele também deverá planejar as rotinas de trabalho nos restaurantes, bares, hotéis e outros locais que disponham de garçons. O serviço do maître é fundamental para que o atendimento ao cliente seja cada vez mais otimizado, pois ele será o responsável por comandar e treinar os funcionários, supervisionar a qualidade e a apresentação dos produtos servidos e observar o fluxo de atendimento aos clientes – prezando, sempre, pela satisfação total do cliente e pela qualidade do serviço e do prato oferecido.

São muitas as atividades desenvolvidas por um maître, entre elas podemos citar: treinar funcionários e coordenar equipes, observar todos os detalhes para que os clientes sejam atendidos no tempo certo e de maneira adequada, supervisionar as atividades de fechamento do restaurante (como limpeza, desligamento dos aparelhos, etc.), organizar e dirigir banquetes e outros serviços de buffet, fazer reservas de mesa, realizar a venda de produtos sugerindo e apresentando as opções aos clientes, atender a todas as sugestões e reclamações dos clientes, e nesse último caso também resolvê-las, entre outras.

Quais as características de um bom maître?

Com o mercado cada vez mais concorrido, é essencial dispor de algumas características que possam lhe ajudar a se diferenciar no setor, como: educação e cortesia para atender bem a todos os clientes, possuir boas maneiras, saber se comunicar adequadamente, ter raciocínio rápido, capacidade de observação e de organização, flexibilidade de horários, simpatia, proatividade, responsabilidade, boa disposição física, capacidade de memorização, saber ouvir sugestões e críticas, saber comandar e gostar de lidar com pessoas.

Como é o mercado de trabalho?

Você já deve ter notado que o setor de alimentos e bebidas está em franco crescimento no país, principalmente devido ao fortalecimento e a profissionalização do setor de turismo. Com mais incentivo aos viajantes nacionais e também com a evidência do país para os turistas internacionais, devido aos grandes eventos esportivos, muitas cidades têm se dedicado a vocação turística, tendo no setor alimentício o seu destaque.

Com isso, cada vez mais restaurantes, bares, lanchonetes e hotéis têm sido abertos e as vagas para maîtres não param de aumentar. Porém, para conseguir as melhores vagas é preciso ser dinâmico, proativo e estar capacitado, além de, muitas vezes, ser necessário falar outras línguas e dispor de cursos específicos.

Os cursos de qualificação são fundamentais para quem busca se destacar no setor, porque lhe darão a certificação exigida por muitas empresas e também noções importantes sobre como atender bem os clientes, os tipos de serviços específicos do maître, as técnicas de reposição de mesas, os serviços de bar e de vinhos, a forma correta de executar os serviços, os organogramas funcionais e outras questões específicas do dia a dia do maître.

As opções de atuação são amplas para esse profissional, sendo possível trabalhar em restaurantes, hotéis, cruzeiros, resorts, lanchonetes, bares, entre outros, principalmente em estabelecimentos de prestígio e que zelam pelo bom atendimento aos seus clientes e pela qualidade superior dos seus serviços.

Porém, além de qualificação e dedicação, para ser um bom maître é preciso conhecer o dia a dia da profissão e, muitas vezes, os iniciantes no setor atuam como garçons ou auxiliares de garçons e depois de alguns anos com experiência acabam se tornando maîtres.

Por isso, quem já atua como garçom e garçonete pode se destacar no mercado e alcançar vagas melhores realizando cursos de qualificação específicos para maître e outros ligados à área, como cursos de idiomas, de atendimento ao cliente, de técnicas de vendas, entre outros.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de maître.

Quanto ganha um maître?

A média salaria nacional do maître é em torno de R$2200,00 a R$2800,00. Mas, esses valores variam bastante dependendo do local onde irá atuar, das gorjetas, dos benefícios e também da jornada de trabalho – já que muitos maîtres trabalham à noite e aos finais de semana, e com isso possuem aumento na remuneração, com adicional noturno e horas extras.

Vale a pena ser um maître?

Se você já atua como garçom ou garçonete e possui experiência no setor, investir em cursos de qualificação para maître poderão lhe dar mais chances de conseguir vagas melhores e, consequentemente, salários mais altos. A profissão conta com prestígio e é considerada um cargo de chefia dentro do salão, porém é bastante concorrida e as melhores vagas exigem qualificação, experiência e muita dedicação.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!