Profissão: doceira profissional

Destaque no setor alimentício, o comércio e a produção de doces tem se tornado cada vez mais requintado, exigindo por profissionais especializados e altamente capacitados. Os doces finos são “a bola da vez”, uma tendência que veio para ficar e há alguns anos comanda os pedidos das principais docerias e buffets do país.

Profissão: doceira profissional

Com o aumento da demanda, a oferta passou a ser mais especializada e a busca por profissionais está acirrada. Para se destacar é preciso dispor de muita criatividade e inovação nas receitas, além de delicadeza e capricho para transformar os doces em verdadeiras obras de arte e de sabor.

As doceiras profissionais estão cada vez mais requisitadas, sejam as autônomas, como as ligadas a docerias, buffets e empresas especializadas, que a cada dia crescem mais em números e clientes.

Se você gosta de cozinhar e tem habilidade para inovar com receitas doces, que tal transformar essa aptidão em uma fonte de renda bem lucrativa?

O que faz uma doceira profissional?

A doceira é responsável pela criação e execução de todas as receitas que envolvam doces. Hoje, a prioridade é por doces finos, capazes de transformar eventos e festas em ocasiões marcantes. Por isso, é primordial dominar as técnicas e também estar atenta ao mercado, sabendo acompanhar e reproduzir as tendências do setor, como os mini churros, os brigadeiros gourmet e os macarons, por exemplo, além de conseguir criar receitas únicas e saborosas.

Quais as características para ser uma boa doceira?

É primordial apresentar facilidade na cozinha e capacidade de recriar, adaptar e produzir novas receitas de doces. Além disso, é preciso dominar, ao menos, as técnicas básicas de produção de doces, com conhecimentos sobre confeitaria, matéria prima e fornecedores, quantidade e preço e conhecer todos os equipamentos e utensílios usados no dia a dia da profissão.

Outras características pessoais podem ajudar na hora de se destacar no mercado, como: ser criativa, saber ousar e inovar nas receitas, ter habilidade manual, possuir paladar apurado, saber se comunicar bem, conseguir compreender as necessidades e exigências de cada cliente, cumprir com os prazos, ter higiene, saber realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, saber trabalhar em equipe, ser caprichosa e paciente, apresentar um gosto requintado, ser organizada e saber técnicas de vendas e marketing.

Como é o mercado de trabalho para doceiras profissionais?

O setor alimentício está em expansão, exigindo cada vez mais por profissionais capacitados e atualizados. Em especial, nota-se um crescimento acentuado no setor de doces finos, que têm sido extremamente requisitados por buffets, empresas de eventos corporativos e pessoas que querem inovar na hora de realizar suas festas e celebrações.

Com isso, cada vez mais o mercado tem aberto vagas para doceiras profissionais capazes de adaptar receitas existentes e também criar novas e exclusivas, sempre estando atentas as mudanças no setor e as tendências no ramo da alimentação.

A mudança no conceito sobre os doces também tem contribuído para que, a cada dia, surjam novos pontos de vendas de doces. Isso porque as pessoas têm buscado se alimentarem de forma mais prazerosa e consciente, o que faz com que a procura pelas doceiras profissionais tenha aumentado, bem como a necessidade de receitas inovadoras e que agreguem sabor a benefícios nutricionais.

Como doceira profissional você poderá trabalhar em confeitarias, docerias, padarias, supermercados, buffets e até mesmo empreender abrindo o seu próprio negócio na produção de doces finos. Em todos esses setores é fundamental possuir capacitação profissional para poder se destacar e estar atualizada em todas as tendências.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Doceira.

Como são os cursos de doceira?

É possível encontrar muitos cursos para doceiras profissionais, sejam eles voltados para quem já atua com confeitaria, sejam para pessoas que gostariam de iniciar no ramo e precisam de informações mais básicas. Na maioria dos cursos, você terá uma apresentação sobre os aspectos gerais da produção, compreendendo como realizar a higiene adequada e as técnicas de segurança alimentar na cozinha, a forma de encontrar a melhor matéria prima e os fornecedores mais adequados, quais são e como usar os equipamentos e utensílios específicos e também as receitas básicas dos doces mais solicitados.

Além dos conhecimentos específicos do setor de confeitaria, muitos cursos oferecem módulos profissionalizantes, que são essenciais para quem busca empreender e criar o seu próprio negócio. Neles, você terá noções de empreendedorismo, administração, matemática financeira, marketing pessoal e muito mais.

Quanto ganha uma doceira profissional?

Responder essa pergunta depende de vários aspectos como o local onde irá trabalhar, a jornada de trabalho, se irá empreender ou trabalhar para uma empresa, o seu nível de capacitação e experiência, entre outros. O salário médio para quem está iniciando na profissão é em torno de R$1200,00. Mas, esse valor poderá ser maior caso resolva empreender.

Existem muitas histórias inspiradores de pessoas que iniciaram uma empresa no setor de doces finos e, com muita criatividade e dedicação, hoje faturam mais de R$ 8 mil mensais, entre encomendas e vendas diretas.

Portanto, se você gosta de produzir doces e está em busca de uma nova colocação profissional, que tal investir nessa profissão que não para de crescer? Comece hoje mesmo a se capacitar e ganhe dinheiro criando e produzindo doces finos.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!