Você já pensou em mudar de vida sendo decorador de bolos?

A cada dia vemos novas profissões surgirem e alcançarem um nível de procura muito grande. Embora o decorador de bolos não seja um posto tão recente assim, é inegável que está sendo cada dia mais buscado, por confeitarias, casas de bolo, docerias, supermercados, padarias e muitos outros.

Você já pensou em mudar de vida decorando bolos

O motivo para essa ascensão está nas mudanças pelas quais o mercado de doces tem passado. Hoje, a procura por doces finos e bolos gourmet tem aumentado significativamente, principalmente por bolos decorados e exclusivos para festas, recepções e até mesmo eventos empresariais. Isso porque, de mero coadjuvante saboroso, o bolo tem se tornado o protagonista de muitos eventos – além do diferencial único.

Para que todos esses desejos se tornem realidade, o decorador de bolos tem sido um profissional muito requisitado, que precisa aliar experiência, criatividade e domínio de diversas técnicas. Se você já trabalha no setor de confeitaria ou tem habilidade na hora de cozinhar, que tal se profissionalizar e começar a ganhar dinheiro produzindo lindos e personalizados bolos decorados?

O que faz um decorador de bolos?

Ele é o profissional especialista em trazer criatividade e inovação aos bolos. Pode ser o responsável por toda a preparação do bolo (massa e recheio) ou apenas pela parte da decoração. Deverá saber escolher a técnica mais adequada para cada tipo de trabalho, bem como a preparação específica de cada uma: pasta americana, merengue, glacê, entre outros.

Qual o perfil profissional de um decorador de bolos?

Antes de tudo é fundamental, claro, gostar de cozinhar e ter facilidade em produzir bolos saborosos. Além de familiaridade com a cozinha, é primordial conhecer as técnicas específicas de como confeitar, sabendo realizar as receitas básicas de coberturas, como glacês, merengues, pasta americana, pasta de chocolate, massa elástica, entre outras. Também deverá apresentar facilidade em trabalhar com diversos tipos de bicos de sacos de confeitar, como o bico pitanga, o bico chuveirinho, o bico pétala, entre outros.

Outras características são fundamentais para se destacar no mercado, como ser criativo, saber se comunicar adequadamente, ouvir bem e compreender os desejos dos clientes, ter organização com a cozinha e higiene com todos os materiais envolvidos, ser proativo, saber trabalhar em equipe, ter responsabilidade, cumprir prazos, ser caprichoso com todas as produções, ser detalhista, ter senso prático, apresentar bom senso estético e gostar de cozinhar e de testar novas receitas.

Como é o mercado de trabalho para decoradores de bolo?

Como dissemos, o mercado está em ascensão. E, o principal motivo, é a mudança acentuada e a profissionalização constante do setor. Hoje, muitas pessoas têm requisitado por bolos cada vez mais criativos e complexos, capazes de tornar um evento ou festa singulares e transmitir uma mensagem. Os bolos deixaram de ser apenas produtos alimentícios e têm se tornado verdadeiras obras de arte, podendo ser de tamanhos variados e com decorações inusitadas. A importância dessa profissão é tão grande que hoje já existem até programas de televisão e realities shows voltados apenas a decoração de bolos.

Porém, com a expansão do mercado, houve aumento também na concorrência e para se destacar é preciso se profissionalizar. Os cursos de capacitação são importantes tanto para quem já atua no setor, como confeiteiros e cozinheiros, como para quem está iniciando na carreira, porque permitem o detalhamento de técnicas e a atualização. Aliás, este último item é apontado por especialistas como extremamente necessário para quem quer se destacar no mercado. O bom profissional é aquele capaz de estar atento a todas as modas e tendências de decoração de bolos e, portanto, estar apto a produzir tudo o que poderá ser requisitado pelos clientes mais ‘descolados’.

Além da capacitação, é importante também ser criativo e não ter medo de ousar, criando bolos inusitados, em formatos diferentes e que consigam atender as expectativas dos clientes.

Como decorador de bolos você poderá atuar em vários estabelecimentos como buffets, confeitarias, docerias, casas de bolo, empresas especializadas, padarias, supermercados e até mesmo empreender, criando o seu próprio negócio de bolos decorados.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Decorador de Bolos.

Como funcionam os cursos de decoração de bolos?

É possível encontrar muitos cursos de capacitação para decorar e confeitar bolos. Alguns são voltados para pessoas que já possuem experiência no setor e funcionam como forma de atualização nas técnicas mais modernas, outros são pensados justamente para quem está iniciando no setor e contam com receitas e dicas básicas sobre como escolher os sacos e bicos mais adequados, por exemplo, e como modelar formas básicas como flores e animais.

Hoje, existem até mesmo cursos de decoração de bolos à distância, ou seja, realizados de forma totalmente online. O importante é escolher sempre cursos oferecidos por instituições sérias e que tenham reconhecimento no mercado. Por isso, antes de se matricular, pesquise a procedência da instituição e a aceitação do curso no mercado de trabalho.

Se você gosta do setor culinário, que tal começar a se especializar agora mesmo e começar a ganhar dinheiro produzindo saborosos e exclusivos bolos decorados?

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!