Como é a profissão de churrasqueiro?

De longe uma das mais apreciadas preferências gastronômicas nacionais, o churrasco é sinônimo de festa, encontro com os amigos e agito. Além disso, ele também tem se firmado como uma boa fonte de renda para a economia, gerando empregos e exigindo mão de obra qualificada.

Como é a profissão de churrasqueiro

Isso porque, ninguém mais quer perder a festa ou o evento passando horas na frente da churrasqueira e, nem sempre, obtendo um resultado muito saboroso. Com isso, cresce a tendência de contratar um churrasqueiro para festa, visando atender aos mais variados eventos, de pequeno, médio e grande porte.

Porém, com o aumento da demanda, o mercado tem se tornado cada vez mais exigente e preza por profissionais experientes, com qualificação e capacitação técnica, capaz de dispor dos conhecimentos básicos da preparação de carnes e também das noções de higiene e segurança alimentar.

O que faz e quais as funções de um churrasqueiro?

O churrasqueiro, como o próprio nome sugere, é o profissional responsável pela execução dos assados de um churrasco, de um restaurante ou de uma churrascaria. É ele quem comanda a churrasqueira, mas também quem prepara a carne, escolhe os temperos mais adequados e, em casos de festas e eventos, também poderá servir os alimentos, fatiando-os e estando à disposição dos clientes.

Depois de finalizado o serviço, o churrasqueiro deverá limpar as grelhas e deixar todo o local de trabalho em perfeito estado. Em muitos casos, o churrasqueiro também é o responsável por fornecer as carnes, por isso deverá saber escolhe-las adequadamente e conhecer os gostos dos fregueses.

Quais as características de um bom churrasqueiro?

Para se destacar na área é preciso muito mais do que apenas saber preparar um bom churrasco. A postura profissional é um dos itens mais exigidos pelos contratantes e isso se reflete em apresentar um trabalho ético, ter iniciativa, bom humor, simpatia, cordialidade, carisma, liderança, perseverança, autocontrole, criatividade e agilidade, além de buscar sempre inovar e se atualizar no setor.

Além disso, claro, é indispensável dispor de conhecimentos técnicos específicos, como: técnicas básicas de preparação das carnes, noções de higiene, temperos básicos, modos de assar cada carne, os cortes mais adequados, como escolher as melhores carnes e também realizar outras preparações, como molhos, saladas e sobremesas.

Como é o mercado de trabalho para um churrasqueiro profissional?

O mercado para os churrasqueiros está em ascensão, com o crescimento, principalmente, para o trabalhador autônomo que presta serviços fazendo o churrasco em eventos, festas de aniversário e casamento e outras comemorações. Em alguns casos, o contratante já dispõe da carne, em outras o pacote do churrasqueiro deverá contar com todo o material, incluindo o necessário para o preparativo de molhos e aperitivos.

Além disso, o churrasqueiro profissional também poderá trabalhar como contratado de buffets e churrascarias. Outra possibilidade é montar a sua própria empresa de churrasco em domicilio, uma tendência muito forte atualmente. Nesse caso, você deverá dispor de, pelo menos, um ajudante e mais um garçom para poder servir eventos menores.

Independente da sua atuação, o mercado para churrasqueiros profissionais está em franco crescimento, já que o brasileiro tem prezado por buscar serviços que facilitem o seu dia a dia e traga mais comodidade, inclusive para as horas de lazer.

Por isso, é importante ressaltar que os clientes são concorridos e se você quiser se destacar na área é preciso estar preparado, indo muito além do simples assar carnes. O ideal é que você tenha noções de administração, marketing pessoal e técnicas de vendas, sendo capaz de atuar gerindo o seu próprio negócio e conquistando os seus clientes.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Churrasqueiro.

Como funcionam os cursos para churrasqueiro profissional?

A especialização é um dos meios mais seguros de se conseguir destaque no ramo, pois eles irão lhe dar uma base sólida de todos os conhecimentos envolvidos na profissão. Você poderá optar por cursos presenciais e à distância, o ideal é que sempre busque entidades sérias e reconhecidas, com professores preparados e atuantes no mercado.

Na maior parte dos cursos, você terá um treinamento específico para atuar como churrasqueiro, aprendendo sobre a postura profissional adequada, as normas de higiene e segurança alimentar, as técnicas básicas de preparo dos alimentos, os temperos mais usados para cada corte, os cortes de carne mais adequados, as formas corretas de preparar cada corte e como realizar outras preparações como molho vinagrete, farofas, saladas e sobremesas.

Também é muito comum que esses cursos lhe deem uma base administrativa para que você consiga criar e gerir um negócio próprio no setor, aprendendo sobre matemática financeira, marketing pessoal, técnicas de vendas e atendimento, ética, formas adequadas de se comunicar com os clientes, gestão de qualidade, regras de uma boa negociação, entre outros.

Quanto ganha um churrasqueiro profissional?

Como você pode notar, a maior parte dos churrasqueiros atuam de forma autônoma, por isso mesmo é difícil estipular um salário médio, já que a remuneração dependerá muito da sua capacidade em atrair clientes e de servir os eventos.

De acordo com o guia de profissões da Catho, a média salarial é de R$ 1200,00. Mas, como dissemos, esse valor poderá variar muito de acordo com o serviço que irá prestar.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!