Chapeiros capacitados estão em falta no mercado de trabalho

Uma profissão tão conhecida e que tem estado cada vez mais em falta no mercado de trabalho é a de chapeiro, também conhecido como “lancheiro”. Responsável pela execução dos lanches e por dar um sabor especial aos pratos, os chapeiros têm sido cada vez mais difíceis de serem encontrados e, com isso, as vagas permanecem abertas por longos períodos.

Chapeiros capacitados estão em falta no mercado de trabalho

O motivo, segundo os contratantes, é a falta de capacitação da mão de obra, que não apresenta nem experiência e nem especialização. Com isso, as lanchonetes e outros estabelecimentos alimentícios acabam tendo de treinar seus próprios funcionários para executarem a função, já que não conseguem encontrar profissionais capacitados no mercado.

O que faz um chapeiro?

O chapeiro é um profissional fundamental na maior parte das cozinhas de lanchonetes, food trucks, entre outros. Ele é responsável pelo preparo dos lanches, colocando os ingredientes na chapa – na proporção correta -, cozinhando-os adequadamente e servindo um alimento delicioso.

Um bom chapeiro é fundamental para o sucesso de uma lanchonete, já que ele tem função semelhante com o chefe de cozinha dos grandes restaurantes, sendo essencial para a execução correta das receitas e por cativar o “estômago” dos clientes.

Quais as características de um bom chapeiro?

Para se destacar na área é preciso muito conhecimento e treino, já que a profissão exige habilidades técnicas específicas, como saber o ponto adequado de cozimento dos alimentos, a quantidade correta de cada item, conseguir fazer com que todos os itens de um lanche fritem adequadamente e também conseguir criar receitas únicas e que se tornem um verdadeiro diferencial do estabelecimento.

Algumas características pessoais podem ajudar na hora de conseguir uma vaga como: gostar de cozinhar, ter boa comunicação, ter boa higiene, ser organizado, ser criativo, gostar de inovar, saber se relacionar corretamente com todos os funcionários da cozinha, compreender o funcionamento de uma cozinha comercial, saber trabalhar sob pressão, conseguir administrar o tempo corretamente entre a execução de cada lanche, ser metódico, entre outros.

Como é o mercado de trabalho?

O setor de alimentação está em expansão, principalmente com a entrada massiva de grandes cadeias de fast food e restaurantes, que demandam muitos profissionais e sempre estão em busca de mão de obra qualificada e capacitada. Segundo dados do setor, em 2014, foram abertos mais de 50 mil novos postos de trabalho no ramo alimentício.

Além disso, contribuem para o aumento da contratação de chapeiros, a expansão frequente dos food trucks, movimento que tem se espalhado por todo o país e conquistado um número surpreendente de adeptos.

As opções tradicionais como lanchonetes, padarias e restaurantes também têm aumentado as suas contratações, graças a onda de profissionalização que invadiu o setor de alimentos e bebidas, puxada pelo crescimento e expansão do turismo no Brasil.

Com tudo isso, as vagas para chapeiros e lancheiros não param de aumentar em todo país. Mas, os empresários têm encontrado dificuldades na hora de contratar os profissionais, já que a maioria não apresenta qualificação ou experiência suficiente para assumir a responsabilidade que a profissão demanda.

Justamente por isso, se você pretende atuar no setor, é indispensável que se qualifique com cursos preparatórios. Pois, além das funções básicas de um chapeiro, o mercado também espera que esse profissional seja capaz de executar outras tarefas como a preparação de sucos, salgados e outros alimentos, além de possuir postura profissional, comunicação adequada e noções de técnicas de venda, administração e marketing pessoal.

Outra possibilidade é atuar como autônomo, criando e gerindo o seu próprio negócio. Nesse caso, é ainda mais importante buscar conhecimentos técnicos específicos que lhe ajudem a transformar a sua ideia em um negócio próspero.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Chapeiro e Lancheiro.

Como é o curso para chapeiro?

Com a crescente profissionalização do setor de alimentos e bebidas, a oferta de cursos na área de chapeiro e lancheiro tem aumentado muito, inclusive com opções de cursos totalmente online. Porém, é importante buscar por instituições sérias e reconhecidas, que forneçam certificado e lhe garantam um aprendizado de qualidade.

Na maioria dos cursos, você irá aprender sobre as normas de higiene e segurança alimentar, a padronização do produto, o formato e a apresentação final do produto, os equipamentos e utensílios específicos, as formas de produção de diversos tipos de salgados, lanches e recheios, entre outros conhecimentos específicos da área.

Além disso, você também terá noções de administração, marketing pessoal, técnicas de vendas, ética, empreendedorismo, comunicação, negociação e língua portuguesa. Conhecimentos extremamente necessários caso busque atuar como autônomo e também para se destacar no mercado e alcançar as melhores vagas.

Quanto ganha um chapeiro?

O salário de um chapeiro está relacionado a diversas variáveis como o local de trabalho, o porte do estabelecimento e o ramo de atuação, as horas trabalhadas, o período de trabalho (se contará com adicional noturno ou não), entre outras.

A média nacional é de R$1200,00. Mas, se você resolver investir no seu próprio negócio poderá ter ganhos maiores.

Se você gosta do setor de alimentação, que tal começar a se especializar agora mesmo como chapeiro? Conheça as opções de curso que melhor se adequam a sua realidade e conquiste uma vaga no setor.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!