Mercado de turismo cresce e alavanca profissões como a camareira

O setor de turismo no Brasil tem vivido um crescimento muito acima da média, principalmente devido aos eventos esportivos, o que tem colocado o país em evidência nos destinos turísticos. Quando esse setor fica aquecido, diversas profissões são beneficiadas, como é o caso da camareira.

Mercado de turismo cresce e alavanca profissões ligadas a hotelaria

Fundamental na hotelaria, a camareira tem emprego certo em diversos tipos de estabelecimentos, de resorts a pousadas mais simples. Porém, para conseguir as melhores vagas é preciso se qualificar, uma vez que com a expansão do setor, os empregadores estão ficando mais exigentes.

O que faz uma camareira?

As camareiras zelam, diariamente, pelo bem estar dos hóspedes. Pois, são elas as responsáveis por limpar, higienizar e arrumar os quartos de hotéis e deixar tudo adequado para que o turista possa aproveitar ao máximo a sua estadia.

Além dos serviços relacionados ao quarto dos hóspedes, a camareira também é responsável por encaminhar as roupas a lavanderia, atender as solicitações dos turistas do hotel, realizar a troca de apartamentos, preparar os apartamentos para hóspedes VIPs e para lua de mel, realizar a inspeção de check out, a reposição e o controle de material, atender os pedidos e reclamações, manter a área comum do hotel em ordem, ajudar na limpeza e na organização da área do café da manhã, entre outras atividades.

Como você pode perceber, a camareira é uma profissional que desempenha papel fundamental na rotina de qualquer hotel, por isso mesmo sua responsabilidade é muito grande e, geralmente, ela é chamada para executar funções diversas da simples arrumação dos apartamentos.

Qual o perfil profissional?

Para se destacar na profissão é preciso ter algumas características como organização, discrição, agilidade, sigilo sobre o que ocorre dentro do local de trabalho, asseio, boa comunicação, gostar de servir e de atender aos hóspedes, proatividade, capacidade de ser multitarefa e ser boa observadora.

Com o crescimento do mercado de turismo, muitas empresas têm exigido que as camareiras falem outras línguas para poder atender aos turistas estrangeiros, geralmente inglês e espanhol, e também que apresentem noções do funcionamento de um hotel, dos cargos em hotelaria, das técnicas para melhor atender aos hóspedes, da organização adequada dos apartamentos e que saibam lidar com situações especiais que costumam acontecer na rotina da maioria dos hotéis.

Como é o mercado de trabalho e onde posso atuar?

O mercado de turismo no Brasil está aquecido e também se profissionalizando. Isso fez com que novos postos de trabalho fossem abertos em hotéis, resorts, pousadas e motéis que não param de surgir, a cada ano, em cidades já consagradas no turismo e em outras que estão descobrindo a sua vocação recentemente.

Nesse contexto, as ofertas de trabalho para as camareiras têm aumentado muito, já que todos estabelecimentos de hospedagem precisam da profissional. Porém, para alcançar as melhores vagas é preciso estar preparada, com experiência no setor e qualificação.

Quem nunca atuou como camareira pode se diferenciar apostando na especialização. Cursos de idiomas e formações técnicas ou profissionalizantes em hotelaria costumam ser muito bem vistos no mercado e ajudam a abrir as portas para o setor.

Mesmo para quem já possui experiência, manter-se atualizada é indispensável, uma vez que o setor de turismo está cada vez mais profissional e exige o mesmo dos seus funcionários.

Além dos hotéis, pousadas, motéis e resorts, você também poderá atuar em navios, cruzeiros e até mesmo em hospitais, que têm, cada vez mais, demandado por profissionais para atuarem no setor de hotelaria hospitalar.

Como são os cursos de qualificação?

Hoje é possível encontrar muitos cursos técnicos e profissionalizantes em diversos setores ligados à hotelaria e à governança, inclusive com opções à distância. Nestes cursos, você irá ter uma noção do funcionamento da maioria dos hotéis, além de aprender sobre os procedimentos específicos do trabalho da camareira, como a arrumação do carrinho e da rouparia, a limpeza adequada do apartamento após o check out, a cama francesa, entre outros.

Com esses cursos também é possível aprender inglês e espanhol voltados para o setor de hotelaria, além de receber dicas importantes sobre a apresentação pessoal, a postura profissional e noções de administração e empreendedorismo, que irão lhe permitir crescer na carreira.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Camareira.

Quanto ganha uma camareira?

O salário de uma camareira é baseado em vários itens, como carga horária, horário de trabalho (se haverá ou não adicional noturno), local de trabalho (grandes hotéis costumam pagar mais, mas também são exigentes na hora de contratar), benefícios, entre outros.

A remuneração média varia de R$1700,00 a R$2000,00. Porém, hotéis 5 estrelas e resorts costumam pagar salários mais altos. Em cruzeiros internacionais também é possível receber em dólares.

Vale a pena investir na profissão?

Se você gosta do setor hoteleiro, essa é uma ótima porta de entrada, pois você irá aprender o funcionamento dos hotéis, conhecer pessoas e ter chances reais de crescer na carreira, podendo chegar a gerente e outras funções administrativas.

Porém, é preciso se qualificar e se dedicar, pois o trabalho é exigente e de muita responsabilidade. Além disso, é preciso estar preparada para trabalhar em escalas nos finais de semana e feriados.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!