Especialize-se em avicultura e aumente seus lucros

A carne de frango está cada vez mais presente na mesa do brasileiro. Os motivos são vários: ela é mais saudável, possui menos gordura e mais proteína, tem um valor nutricional atrativo e ainda é bem mais em conta que os cortes de carne vermelha.

Especialize-se em avicultura e aumente seus lucros

Com isso, o mercado da avicultura está aquecido, porém, nem todos os produtores estão prontos para conseguirem dar conta do aumento da demanda. E isso se deve, principalmente, a falta de capacitação e especialização dos criadores de frango.

Muitos ainda se utilizam de métodos arcaicos na criação e acabam perdendo vendas por falta de profissionalização. Com o mercado em expansão é necessário estar cada vez mais preparado para conseguir acompanhar as mudanças e se tornar competitivo no setor.

O que é a avicultura?

A avicultura, como o próprio nome sugere, é a criação de aves para a produção de alimentos, como carne e ovos. Esta é uma atividade extremamente rentável no Brasil e em todo o mundo, sendo os produtores brasileiros os principais exportadores de frango de corte do mundo.

A produção mais comum é de frangos, mas, também pode-se considerar avicultor todos aqueles que criam para o abate ou para a venda dos ovos: perus, patos, gansos, codornas e avestruzes.

A avicultura no Brasil e as mudanças no mercado

O início da avicultura no Brasil está muito ligada a uma tradição familiar, conhecida como a produção de ‘frango caipira’. Na maioria das vezes, as propriedades possuíam aves para a produção de carnes e ovos para consumo próprio e comercializavam apenas o excedente, sem uma preocupação com a profissionalização dessa venda.

As primeiras tentativas de profissionalizar o setor tiveram início no começo do século passado em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Porém, foi a partir da década de 1960, em Santa Catarina que começa a se desenvolver a ‘integração’, modelo usado largamente em todo o país.

Com os avanços tecnológicos, a produção de frango de corte se fortaleceu, aliado às mudanças ocorridas na alimentação dos brasileiros, que passaram a compreender a carne de frango como um alimento mais saudável.

Nos anos de 1990, com a abertura econômica e a estabilização da inflação, a agroindústria entrou na era da alta competitividade, com a necessidade urgente da reestruturação tecnológica das criações, aumento da eficiência, diminuição dos custos e reestruturação administrativa.

De lá para cá, o crescimento do setor tem sido expressivo, com aumento das importações e fortalecimento do mercado interno. Porém, também houve maiores exigências aos produtores, que necessitam estar de acordo com as mais modernas questões sanitárias e com a crescente mecanização das criações. Para se manter é indispensável se qualificar e se profissionalizar, com cursos de capacitação e atualização.

Para se ter uma ideia da força do setor, somente em 2010, a produção brasileira de frangos de corte chegou a 12,23 milhões de toneladas. Por toda essa importância, a avicultura brasileira hoje é considerada uma das mais organizadas do mundo e se destaca das demais produções pelos resultados em produtividade, volume de abate e desempenho econômico.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Avicultor – Frangos de Corte.

Cursos de avicultura: como funcionam?

Com a crescente demanda por capacitação e especialização no setor de avicultura, hoje é possível encontrar vários cursos livres, inclusive à distância.

A maioria é voltada para a produção de frangos de corte e neles você irá aprender sobre os sistemas de produção, modos de criação, idade de abate, os fatores de produção, custos e densidade de produção, as instalações e localizações mais adequadas à criação, as formas de construções das granjas, a alimentação adequada dos frangos, higiene e biossegurança nas granjas, o manejo adequado dos pintos, dos comedouros e bebedouros e programas de iluminação, as formas adequadas de retirada de aves e comercialização e também o gerenciamento dos pontos críticos na produção de frangos de corte, como o gerenciamento da mão de obra, a forma ideal de promover a retirada das aves e o transporte até o abatedouro.

Porque é importante me especializar?

Se você já é criador de frangos pode ter dúvidas sobre a necessidade de se especializar em algo que já está acostumado a realizar. Porém, lembre-se que o mercado está cada vez mais profissional e exige que os criadores estejam aptos a produzirem dentro de técnicas adequadas. Além disso, se atualizando sobre formas de manejo e criação, você poderá diminuir os custos da sua produção e, consequentemente, ter preços mais competitivos – aumentando a sua participação no mercado.

Para quem busca iniciar na produção de frangos de corte, a especialização é ainda mais primordial, pois será a sua base para iniciar na avicultura de forma profissional e garantir maior chance de sucesso. Nesse caso, existem cursos que ainda fornecem módulos profissionalizantes, com noções de empreendedorismo, administração financeira, marketing profissional, qualidade na prestação de serviços e outras dicas importantes para quem está iniciando com o próprio negócio.

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!