Profissionalize-se como avicultor de galinhas poedeiras e aumente a sua participação no mercado

A avicultura brasileira tem passado por várias mudanças nos últimos anos. Embora a criação de frangos de corte seja a mais expressiva na nossa economia, ultimamente tem se verificado um crescimento no interesse e na demanda por criação de galinhas poedeiras.

Profissionalize-se como avicultor de galinhas poedeiras e aumente a sua participação no mercado

Com o aumento da demanda, a profissionalização também alcançou esse setor da avicultura e está cada vez mais raro encontrar avicultores que ainda não tenham se atentado para a crescente necessidade de especialização e profissionalização.

Hoje, através de técnicas modernas e muito estudo, já é possível conseguir uma produção expressiva e que dê conta da demanda atual, com preços competitivos e diferencial no manejo.

O que é a avicultura de galinhas poedeiras?

A avicultura de galinhas poedeiras, também conhecida como avicultura de postura, é a criação de galinhas para a comercialização dos ovos. Em geral, esses ovos são destinados à alimentação humana.

Como é o mercado de avicultura para galinhas poedeiras no Brasil?

Embora o mercado de avicultura seja mais forte para frangos de corte, a postura tem crescido bastante, principalmente devido ao aumento do consumo de ovos pelos brasileiros. Isso se deve, principalmente, as atuais alterações nas prescrições nutricionais que passaram a indicar mais o consumo de ovos, pelas suas vitaminas e propriedades, como ser fonte de ácidos graxos e vitamina B12.

Apesar disso, ainda assim, o consumo de ovos pelos brasileiros é considerado baixo quando comparado a outros países. A média nacional é de 94 ovos por pessoa por ano, enquanto no Japão, por exemplo, são consumidos 346 ovos por pessoa anualmente. Embora esses números pareçam díspares, quem atua no setor garante que o consumo de ovos no mercado nacional tem aumentado, principalmente pelos avanços na área da genética, da nutrição e da sanidade, o que tem gerado ovos com qualidade cada vez maior.

Hoje existem variações na produção de ovos de um granja que poderá se especializar em ovos brancos, vermelhos ou caipiras. Escolher uma especialização é uma forma de se diferenciar no mercado e, assim, aumentar as vendas.

No Brasil, tem se verificado um aumento pela procura de ovos caipiras e de alimentos mais naturais. Isso é notável pelos preços mais elevados desses produtos. Só para se ter uma ideia, a dúzia do ovo proveniente de granjas tradicionais é em torno de R$ 3,00, já as de galinhas caipira, R$ 4,00.

Porém, vale ressaltar que o custo de criação de galinhas caipiras também é mais elevado, principalmente pelo tempo e pela menor quantidade de posturas. Ainda assim esse tem sido um mercado em expansão, se comparado ao tradicional.

De qualquer forma, é muito importante que o avicultor possua treinamento e capacitação adequados para poder manejar a sua produção de maneira correta e garantir diminuição dos custos e aumento dos lucros. A falta de experiência e de qualificação podem gerar muitos problemas. O manejo inadequado, por exemplo, ou condições erradas de higiene podem produzir patogenias nos ovos e contaminar os consumidores. Por isso, a capacitação técnica é extremamente importante no setor.

Aprenda mais sobre esta profissão, clique aqui e faça um Curso Profissionalizante Online de Avicultor – Galinhas Poedeiras.

Como funcionam os cursos de avicultura?

Com o aumento da demanda é natural que surjam novos cursos sobre avicultura no país. A maioria, porém, é dedicada a criação de aves de corte. Por isso, busque por cursos específicos sobre avicultura de postura, que sejam voltados para o tipo de ovo que produz e que sejam oferecidos por instituições sérias e reconhecidas no mercado.

Existem cursos voltados para quem está iniciando no setor e para aqueles que buscam atualizações e especializações. Na maior parte dos cursos você irá aprender sobre: as instalações e os equipamentos adequados para a fase de produção e criação em gaiolas, o manejo e a alimentação correta, as regras gerais de manejo sanitário e programas de vacinação, o manejo, o transporte e a lavagem correta dos ovos, a classificação e a comercialização dos ovos, a localização adequada da granja, os sistemas corretos de criação, a ambiência avícola e muito mais.

Os cursos de avicultura voltados para quem está iniciando o negócio no setor podem contar com módulos profissionalizantes, com noções de empreendedorismo, conhecimentos em administração e matemática financeira, marketing, relações comerciais e outras informações essenciais para que o seu negócio prospere.

Porque é importante me especializar?

Como você pode ter notado, o mercado de avicultura de galinhas poedeiras está cada vez mais profissional e concorrido. Por isso, é muito importante dominar todas as técnicas de criação e distribuição do seu produto. Esse conhecimento irá lhe ajudar a diminuir os custos de produção e a tornar o seu produto ainda mais competitivo e lucrativo.

Além disso, manejar corretamente as aves, cuidar da alimentação e da higiene das granjas é fundamental para se evitar problemas como a contaminação de ovos por bactérias e outros microrganismos, que podem gerar muitos incômodos e prejuízos.

Se você já possui experiência com aves poedeiras, porque não começa a se especializar e a tornar o seu negócio muito mais lucrativo e rentável?

Você gostou? ⤵ A sua opinião é muito importante!
Total: 1 votos - Média: 5 estrelas

Não vá embora sem deixar um comentário!